Apoio ao cliente: 967 963 380
SHOP in YOUR language BELOW !
Apoio ao cliente: 967 963 380
SHOP in YOUR language BELOW !

Glossário

Adega: Cave, Empresa Vinícola.

Bagaceira: Aguardente portuguesa proveniente da destilação de bagaços.

Bruto: Vinhos espumantes com teor de açúcares inferior a 12g/l.

Casta: Tipo de videira.

Colheita: Ano, vindima.

Colheita tardia: tal como o nome anuncia os vinhos de colheita tardia são vindimados tardiamente, com uvas descaradamente muito maduras, que poderão apresentar nenhum, maior ou menor estado de podridão, com uma proporção superlativa de açúcar. Uvas que nos melhores casos deverão estar infectadas pelo fungo “botrytis cinérea”, um fungo de personalidade vincada que poderá representar o céus ou o inferno. Se benefinar das condições outonais perfeitas, neblinas matinais e tardes quentes e soalheiras, dá origem à chamada podridão nobre, gíria do mundo do vinho, que apesar do nome pouco aperitivo dá origem a alguns vinhos mais excepcionais e duradouros.

CVR: Acrónimo de “Comissão Vitivinícola Regional”.

DOP: Denominação de Origem Protegida

Estágio: Maturação de um vinho.

Generoso/Licoroso: Vinho fortificado, regra geral obtido por adição de álcool ou aguardente vínica,durante o processo de vinificação, interrompendo esta.

Grande Reserva: Designação oficial para vinho DOC / DOP e vinho IGP com características organolépticas destacadas e um título alcoométrico igual ou superior a (em 1% por volume) o limiar mínimo estabelecido como avaliado pelo painel da Comissão Vitivinícola Regional. O uso desta designação requer a indicação do ano da safra.

IVV: Acrónimo de “Instituto da Vinha e do Vinho”.

Reserva: Uma designação de qualidade superior para os vinhos DOP, e que tem de ser certificada pela entidade certificadora (CVR ou IVDP).

Seco: Vinhos com teor de açúcares não superior a 4g/l.

Terroir: um conceito quase alquímico que se expressa numa gota de vinho, mas que nasce de uma multiplicidade incrível de factores, que vão desde o território e clima, até à forma de fazer agricultura, passando pela diversidade de espécies de plantas, fungos, bactérias e pequenos animais existentes no solo e indo mesmoo, até à composição dos bosques, matos, ribeiras e barrancos que rodeiam as vinhas. (por Nuno Oliveira, gestor de ecossistemas)

 

Envie-nos um email caso tenha alguma dúvida ou se tem alguma sugestão para acrescentar ao nosso glossário.

 

Translate »